Categorias: ,

Conheça a Historia de Igor Almeida

  • # Compartilhe


  •  Convido  vocês a conhecer a Historia de Igor Almeida, gatoto de Rafael Jambeiro , morador do Distrito São Roque do Paratigi, Aprovado em Merdicina pela UFBA, UNEB e UEFS. Um exemplo! Vale a pena conferir.
    Igor  Almeida/ Imagem :reprodução facebook
    Por Igor Almeida

    "Era uma vez...
    Um garoto que nasceu em uma cidadezinha pequena de pouca importância para o estado. Tal garoto sonhava, mas não tanto assim, fazer administração e ajudar seu pai e sua mãe. Porém ele passou por tantas coisas, algumas relevantes e outras nem tanto, que fizeram uma reviravolta em sua cabeça e em sua vida.
    Quando novo, quase perdeu a mão, mas o que realmente mudaria a sua vida estava prestes a acontecer: em 2006 descobriram que esse garoto estava com LLA (Leucemia Linfoide Aguda). Ele passou quase um ano em tratamento constante, um ano e meio em acompanhamento semanal e, até hoje, faz revisões. Este fato proporcionou o seu amadurecimento psicossocial e despertou novos interesses: a medicina passou a encher os seus olhos.
    -Medicina???
    -Sim, medicina!
    Mas pensou ele medicina ser uma utopia; afinal, um aluno de escola pública com um ensino tão debilitado, em sua cabeça, teria de ser um verdadeiro “ninja” para enfrentar uma concorrência desleal, passar e cursar a sonhada medicina. Porém se permitiu tentar, permitiu-se fazer um esforço para estudar e, no futuro, tentar ajudar as pessoas da mesma forma que um dia ele foi ajudado.
    - Sim, farei medicina – pensou ele -, matricular-me-ei no cursinho!
    Primeiro ano de cursinho e ainda pensava ser impossível, mas logo veio o resultado: ficou mais próximo do que imaginava nos vestibulares que fez. “Putz”, agora criou mais ânimo e, com o incentivo dos amigos, internalizou que era possível ser aprovado.
    Segundo ano de cursinho estudou feito um louco, como nunca estudara antes. Aulas e mais aulas. Aprovação em outro curso no meio do ano para animá-lo ainda mais. Revisões e mais revisões em casa. Milhões e milhões de exercícios resolvidos. Agora podia respirar aliviado e esperar para colher as vitórias. Primeiro resultado: “eita”, bateu na trave, mas não deu. Segundo, terceiro, quarto... não, não deu. A trave impediu todos os seus gols. Chorou e pensou em desistir, mas seus pais o incentivaram e conseguiu fazer com que ele visse o tamanho das conquistas já adquiridas. Pronto, ele decidiu: farei mais um ano de cursinho!
    Terceiro ano, ano de aparar as arestas, ano de visualizar os erros que o impediram de entrar na universidade no ano anterior. No meio de tal ano, ainda esperançoso de ser chamado em uma universidade que prestou vestibular para o segundo semestre, esperou e criou expectativas para as chamadas, porém só convocaram até o colocado anterior a ele. Ficou “puto”, muito! Mas teve outra aprovação em outro curso pra dar um gás. Depois de estudar tanto, chegou à conclusão de que ainda poderia não passar; afinal, quanto mais ele estudava, mais achava que não sabia de nada. Mas era a hora. Hora de ver os frutos.
    Em casa ele aguardou os resultados, esperançoso para alguns, e desesperado achando não ser possível passar em outros.
    Resultado UFS: ficou por pouco e ficaria por menos ainda se tivesse feito à escolha do outro campus; ficou tenso!
    Resultado UEFS, “eita” nervosismo que ele ficou. Mas eis a comprovação e retribuição de anos de estudos, lágrimas derramadas e sufoco pra pagar tanta aula extra, cursinho e os custos de morar fora de casa vieram e ele pode gritar: OBRIGADO SENHOR! PASSEI EM MEDICINA!!! HAHAHA
    Resultado UNEB: não estava tão preocupado por já ter passado na UEFS, mas eis que ele passou novamente. Família gritou e comemorou a nova vitória, enquanto ele agradecia a Deus e ficava extremamente feliz por ter visto o nome de amigos na lista!
    Já o resultado da FEDERAL foi uma expectativa e uma apreensão completa. Previsões e previsões e o resultado nunca saía. E, sem que ele esperasse, o resultado saiu: PASSOU NOVAMENTE! Ele ficou extremamente feliz e em êxtase por sempre ter considerado a UFBA muito, muito difícil! Agradeceu muito a Deus e constatou que tinha chegado a sua hora, tinha chegado o momento de colher os frutos de tanto trabalho.
    Ele sentiu, enquanto esperava, e durante a divulgação dos resultados, uma das piores – quando não passou – e uma melhores sensações do mundo – quando viu seu nome na lista dos aprovados. Com isso constatou que sim, que é possível passar em medicina sem ser um verdadeiro “ninja”. Constatou que a medicina não é uma utopia. Constatou que se realmente é um sonho e não a ilusão de ganhar barris de dinheiro sem muito esforço, como muitos pensam, é sim possível enfrentar uma concorrência desleal e ser aprovado. Constatou que fatos mudam a vida de uma forma incrível e que ser ou não de uma cidadezinha pequena de pouca importância não interfere em muita coisa.

    Não, isso não é mais uma história de alguém que conseguiu realizar o seu sonho. Essa é a minha história! História de alguém que prestou inúmeros vestibulares até ser aprovado. História de alguém que abdicou de inúmeras coisas para conseguir ver um dos seus grandes sonhos realizado.
    Nesse momento agradeço imensamente a todos que sonharam junto comigo e participaram dessa vitória – sem citar nomes para não esquecer de ninguém. Agradeço por tudo, por tudo mesmo: uma frase - “melhora essa cara Igor” -, um clichê - “você vai conseguir” - ou simplesmente um abraço. Pois penso que sozinho nunca conseguiria. Sem amigos, sem professores (e olha que estes ajudam muito, muito mesmo – Israel me alfabetizou!), sem meus pais, sem meus irmãos (os de sangue ou não) ou sem Deus, nada seria possível!
    Obrigado pelos parabéns, pois é muito difícil responder todos (foram muitos)!
    Enfim, termino dizendo que o velho aluno da escola pública que achava a medicina uma utopia, conseguiu passar, e passou em universidades consideradas difíceis por ele: UEFS (3º lugar), UNEB (2º lugar) e Federal. Hoje, só tenho a agradecer muito, principalmente a Deus (Paiinho lá do alto), por todas as benções derramadas em sua vida! Termino também deixando um clichê incrementado por mim para aqueles que ficaram no cursinho por mais um ano ou estão enfrentando-o pela primeira vez: SE A MEDICINA FOR SEU SONHO, MAS SÓ SE REALMENTE O FOR, NÃO DESISTA! É POSSÍVEL!!!"


    Parabéns Igor Almeida!
    Description: Conheça a Historia de Igor Almeida Aprovado em Medicina

    8 comentários:

    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    2. GOSTARIA DE SABER QUEM SÃO OS PAIS DESTE HEROI,PORQUE ELES TAMBEM MERECEM SER HOMENAGIADOS ,AFINAL ESTUDAR NESSAS ESCOLAS PÚBLICAS DAÍ DE RAFAEL:(SE É Q ESTUDOU AÍ);É MOTIVO DE IR PARA O LIVRO DOS RECORDES.PARABÊNS iGOR...!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sou filho de Antonio (Conhecido como Tonhe do ônibus ou Tonhe de Né), e de Ivete, filha de Tonhe de Bodogo... heheh
        Pedro... acredite: estudei no Antônio Pereira e, posteriormente, no Ana Lúcia Magalhães. Encontrei diversas dificuldades pelo caminho, porém estudei muito, muito mesmo, e consegui entrar na UEFS, UNEB e UFBA. hehe
        Muito obrigado pelos parabéens! hehe

        Excluir
    3. Muito, muito obrigado! Sinto-me honrado com tamanho reconhecimento!

      ResponderExcluir
    4. Igor, parabéns. Gostaria de saber a nota de corte do curso de medicina da Uneb, vc saberia me dizer?

      ResponderExcluir